5.7.06

Cegueira oficial

- Você está sorrindo.

- Como?

- Na foto. Você está sorrindo.

- Pois é, eu tava feliz...

- Não pode.

- Não pode estar feliz?

Ela suspira, meio indignada, por trás do computador, da pilha de papéis, dos carimbos.

- Não pode sorrir na foto. E, veja, você está com a cabeça inclinada. Não pode.

- Mas como assim, não pode? Não entendi...

Mais indignação. Agora ela sorri, como que lamentando compreensivamente minha burrice, feito mãe diante de uma bobagem proferida pelo filho.

- Foto 3 por 4 não pode ser assim. Você tem que estar ereta e séria. Assim, com a cabeça pro lado e sorrindo, não pode.

- Mas quem disse que não pode?

- Eu estou dizendo.

Engulo a vontade de perguntar “mas quem é você pra dizer isso?”, temendo uma vingança em forma de mais burocracia e, muito amigavelmente, insisto.

- Tudo bem, não estou querendo discordar, só queria entender... É lei? Onde tá escrito?

- E precisa estar escrito em algum lugar?

- Claro que sim. Na Constituição. No Código Civil. Nas leis de trânsito. Na Bíblia, no Alcorão, que seja, mas tem que estar escrito em algum lugar, pra ser uma coisa oficial, sabe?

Vejo que ela vacila, tentando contornar a raiva ou a própria ignorância, sei lá. Lamentando, talvez, não poder dar uma de Arnaldo César Coelho e dizer “a regra é clara”, ou algo no gênero.

- Você já viu alguma foto de documento assim?

- Não...

- Nem eu. Então não pode.

- Quer dizer que, se você tivesse apitado a partida em que o Leônidas da Silva fez o primeiro gol de bicicleta da história, você anularia o gol, porque ninguém nunca tinha visto um gol daquele jeito antes?

- O quê?

- É. Se você fosse o juiz do jogo em que o Bernard inventou o saque Jornada nas Estrelas, você daria ponto pro adversário, porque ninguém nunca tinha visto um saque daqueles?

- Olha, me desculpe, mas eu não estou entendo o que você tá dizendo...

Ela é jovem. Nem devia ser nascida em 1982. Nunca deve ter ouvido falar no Diamante Negro. Escolhi mal os exemplos.

- Você vai mandar anular a eleição do Lula só porque nunca tinha visto um presidente com 9 dedos antes?

- Como?!

- Esquece, esquece. Onde eu posso tirar outra foto?

8 comentários:

Anônimo disse...

O que a gente não é obrigado a ouvir para renovar uma carteira de motorista...
Beijo

Su disse...

Quando for renovar a minha, vou posar nuazinha!

Beijos!

Su disse...

Ah, mais uma coisa: cê nunca teve medo de tomar manga com leite?

Cronópios Editora disse...

Já tomei, Rabuti, e é uma delícia.

Anônimo disse...

Uma playcarta? Entendi...

Anônimo disse...

oi jam! to conhecendo seu blog hoje, to adorando. beijos, márcia (amiga da debbie).

Cronópios Editora disse...

Bechara querida, que bom ter você por aqui. Os cronópios ganharam vista pro mar! Precisa ver como eles ficaram felizes...

Anônimo disse...

Jam,
Procurei, procurei, procurei seu e-mail aqui e não encontrei. Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog e muito obrigada pelo comentário lá no meu. Vou lançar o livro aí em Sampa, e queria muito falar com você. Escreve pra mim?
anamariagoncalvesARROBAgmailPONTOcom
Beijos e saudade,
Ana